Projeto bem-te-vi

Ferramenta de monitoramento e análise de dados do Twitter.

#python, #datascience, #mongodb #jupyternotebook #plotly - 30 de Dezembro de 2019

2019 foi um ano bem agitado. Tão agitado que nem de longe pude publicar aqui todo o conteúdo que eu gostaria. No entanto, fico feliz de compartilhar hoje um projeto que consumiu boa parte do meu tempo nesse período, e que considero que pode ser útil a quem estiver fazendo projetos similares.

O projeto bem-te-vi trata-se de uma ferramenta de monitoramento e análise de tweets, que desenvolvi com o objetivo de ser meu Trabalho de Conclusão de Curso. A coleta e análise de tweets é um assunto que já foi abordado aqui anteriormente nos posts “O que os pássaros cantam?” e “Raça, amor, paixão e tweets.”. Inclusive partes desses códigos foram utilizadas nesse projeto.

A diferença é que o bem-te-vi buscar ser mais próximo de um produto de mercado. Isto é, ele realiza todos os processos: coleta os dados, realiza tratamentos e análises e por fim, apresenta os resultados em forma de dashboard e relatórios. Isso pode ser feito em tempo real, onde o usuário pode monitorar palavras chaves e ver os resultados das análises enquanto coleta os dados (delay de alguns segundos, configurável). Ou pode apenas coletar e gerar os relatórios posteriormente.

Este é um post mais curto, apenas para convidar quem tiver interesse em dar uma olhada no projeto. Todos os códigos e a documentação estão no repositório do Github e creio que seria redundante detalhá-lo aqui. Sinta-se à vontade para baixar e adaptá-lo para seus objetivos. E claro, colaborações para melhorar a ferramenta serão muito bem-vindas!

O bem-te-vi foi desenvolvido utilizando tecnologias open-source: Python, MongoDB e Plotly. O resultado final ficou bem bacana e funcional (além de cumprir o objetivo de me aprovar na pós =D). No entanto pretendo na medida do possível ir melhorando a ferramenta para tornar o seu uso mais simples, ágil e etc... Bom, é isso! Um grande abraço e um feliz ano novo!


Link para o repositório do projeto bem-te-vi no Github.

Video explicativo:


Créditos da imagem do header: Roberto Harrop.