#MrWolf01 - phpMyAdmin

utf-8 & mysqli_connect.

#php, #phpmyadmin, #sql, #html - 23 de Março de 2017

Conforme nos aprofundamos na área de desenvolvimento nos deparamos com algumas questões mais complexas(ou que pelo menos naquele exato momento são complexas), que acabam nos tomando muito tempo de pesquisa e testes.

Pensando nisso, farei aqui no blog uma série chamada Mr. Wolf. Posts onde irei compartilhar soluções para problemas pontuais sem me alongar muito sobre os temas.

As soluções postadas aqui me ajudaram a resolver algumas questões e acredito que possam ajudar outros desenvolvedores também, principalmente os iniciantes. Vale lembrar que sempre há várias formas de se fazer algo, então é possível que haja formas melhores. Se você souber, compartilhe também! ;)


Codificação UTF-8

Ao criar um banco de dados no phpMyAdmin é comum ter problemas com caracteres especiais e ter letras com acentos trocadas por %,$,* ao acessá-lo. Em caso de campos como endereço, que usam muito ç e acentos isso acaba sendo um baita problema.

Depois de alguns testes e muita pesquisa, consegui resolver esse problema com a seguinte combinação:

Escolhendo utf8_unicode_ci em "Agrupamento(Collation)" ao criar o atributo no banco de dados.

Já no html, ao acessar um campo da tabela, utilize utf8_encode antes. Exemplo:


mysqli_connect

Para trabalhar em um banco de dados em phpMyAdmin localmente é necessário criar uma conexão. Que pode facilmente com o código:

Substitua "nome_do _banco" pelo nome do banco que você criou. Note que localmente o phpMyAdmin usa "root" como usuário e "" como senha.

Ao subir sua aplicação ou site para uma hospedagem, esse código irá mudar um pouco. Ficando parecido com esse: