Monitorando o consumo de energia

Medidor de potência elétrica com arduino.

#arduino, #iot - 13 de novembro de 2017

Nesse projeto, assim como no do medidor de vazão de água, será usado um sensor. Ele irá capturar uma variável do ambiente e posteriormente faremos o cálculo e o exibiremos no display.

O sensor em questão é o sensor de corrente não invasivo SCT-013-000 20A, que pode ser colocado em paralelo a um circuito elétrico. O que basicamente significa que você não precisa desmontar e inserir o sensor no equipamento que deseja medir. Basta apenas que você “engate” o sensor em um dos fios de energia do aparelho, por segurança, recomendo que seja no fio neutro.

Já o cálculo é feito através da seguinte fórmula:

P = E*I
Onde:
P= Potência em Watts;
E= Tensão em Volts;  (Com valor fixo em 110 ou 220)
I = Corrente em Ampéres.  (Valor obtido através do sensor)

A lista de componentes é:

  • Arduino Uno R3 com cabo USB
  • Protoboard
  • 2 resistores de 10k Ohms
  • Capacitor 100uF
  • Potenciômetro Trimpot 10K
  • Display LCD 16x2
  • Sensor de Corrente Não Invasivo SCT-013-000 20A
  • Jumpers

Esquema de montagem:

O Trimpot serve para controlar a luminosidade do display. Caso seja a primeira vez que esteja usando esse componente, é bem provável que precise ajustá-lo. Após carregar o código, veja se as informações aparecem no display. Caso não, ajuste o trimpot girando com uma pequena chave até a imagem estar nítida.

Para lermos o sinal transmitido pelo sensor e convertê-los em valores, usaremos uma biblioteca adicional, a EmonLib do Open Energy Monitor. Para isso, basta acessar as preferências da IDE arduino e adicionar o link da biblioteca. E é claro, não se esquecer de chamá-la no código.

Feito isso, vamos ao código:

O valor utilizado na calibração (no meu caso 14.5) não é padrão. Se você pesquisar outros projetos similares, verá que esse valor muda. Isso se deve as especificações dos componentes usados no circuito. Então, é necessário ajustar esse valor para se ter medições mais precisas. Faça a primeira medição com algo que tenha pouca variação de potência, como lâmpadas. Ex.: Pegue uma lâmpada de 60W e vá alterando o valor do pino_sct e carregando o código até ter uma resposta compatível com os 60W.

Você também pode usar um amperímetro para verificar o valor da corrente. Lembre-se que estamos trabalhando com corrente alternada, então é normal ter certas variações nas medições.

Projeto montado:


06-08-2018 | Update:

Link para quem quiser baixar o projeto no Github.

11-12-2019 | Update:

Para quem quer aprender um pouco mais e se aventurar em novos projetos, sugiro dar uma conferida no Brain. Que é o blog da loja de componentes eletrônicos Eletrogate. Eles possuem um conteúdo bem rico sobre Arduino, além de tutoriais super bacanas.