Instalação do Leiningen

Preparativos para o primeiro encontro em Clojure

#Clojure, #Leiningen, #MacOS - 30 de Maio de 2017

Recentemente comecei a me aventurar em Clojure. Uma linguagem de programação funcional muito bacana e de uso geral. Porém requer um pouco de dedicação para compreender, já que muitos paradigmas de outras linguagens não se aplicam a ela.

Como porta de entrada para conhecer e utilizar a linguagem, muitos fóruns, tutoriais, cursos e até mesmo o site do Clojure, sugerem a ferramenta Leiningen.

Apesar de simples, a instalação do Leiningen na plataforma Mac pode gerar algumas dúvidas. Pois as instruções do site não são muito detalhadas. Como não encontrei nenhum tutorial em português, resolvi escrever esse passo-a-passo.

Primeiro, precisamos criar o diretório Aplications/Clojure para armazenar as ferramentas relacionadas ao Clojure. Abra o Terminal e digite o comando para criar o diretório:

$ sudo mkdir /Applications/clojure

Entre no diretório criado.

$ cd /Applications/clojure

Baixe o script do Leiningen.

$ sudo curl -O https://raw.githubusercontent.com/technomancy/leiningen/stable/bin/lein

Dê ao arquivo permissão para executar

$ sudo chmod +x lein

Acesse o diretório /etc/paths.d

$ cd /etc/paths.d/

Crie um arquivo chamado clojure.lein com o conteúdo de /Applications/clojure.

$ sudo echo "/Applications/clojure" >> clojure.lein

Se você recebeu alguma mensagem de erro, é provável que você não tenha privilégios suficientes para realizar a operação. Nesse caso, execute os comandos abaixo para adicionar o lein ao seu perfil de usuário. Mas se deu tudo certo de primeira, pule para a etapa com "*".


$ Cd ~
$ Echo "export PATH = $ PATH: / Aplicações / clojure" >> .bash_profile 

Feito isso, execute o comando $ sudo echo "/Applications/clojure" >> clojure.leinnovamente. Se mesmo assim o erro persistir, adicione permissões a pasta /etc/paths.d/ manualmente. Ela é uma pasta oculta, então você precisará torná-la visível. Use o comando abaixo no terminal para isso.

$ defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles YES

Pressione as teclas cmd+option+esc e reinicie o finder. Agora as pastas ocultas estão visíveis. Acesse a pasta paths.d que fica em Seu HD/etc/paths.d. Clique com o botão direito e em seguida obter informações. Altere as permissões para escrita e leitura. execute o comando $ sudo echo "/Applications/clojure" >> clojure.leinnovamente. Tudo deve funcionar agora. Se quiser tornar as pastas ocultas como antes, é só executar o comando novamente mas trocando o "YES" pelo "NO" e reiniciar o Finder outra vez.


* Feche o terminal e abra novamente para ativar as alterações. Execute o comando:

Echo $ PATH

Chegou a hora, execute o comando $ lein para instalar a ferramenta. No máximo, leva poucos minutos.

$ lein

Ao terminar a instalação você deve ver uma lista de comandos que você pode executar em Clojure. Para iniciar seus projetos utilize:

$ lein repl

A ferramenta roda dentro do terminal mesmo. Agora é só se aventurar.