Carregando uma Url via web view com Intel XDK

Uma forma simples de "converter" seu site em um aplicativo.

#IntelXDK, #Cordova - 15 de Janeiro de 2017

Se você acaba de criar um site responsivo, mobile first, caprichado na usabilidade e totalmente funcional. É provável que passe pela sua mente convertê-lo em um app.

Há diversas maneiras de se fazer isso, porém irei abordar o procedimento através do Intel XDK. Uma IDE para desenvolvimento de aplicativos multiplataformas, que por utilizar o HTML como linguagem, se torna uma boa opção para quem deseja fazer essa "conversão" sem ter que escrever dezenas de linhas de código em C, Java e outras linguagens.

Como o Intel XDK utiliza HTML como linguagem criar suas respectivas páginas dentro do projeto tranquilamente. Mas se o site já está no ar e funcionando redondinho (como aconteceu em uma experiênca que tive), apenas criar uma Web View já resolver a questão.

O procedimento é simples, basta criar um novo projeto em branco de HTML+cordova e utilizar o código abaixo. O plugin Cordova e o script window.location fazem a mágica.

Basicamente o que ele faz é abrir o seu site assim como um navegador faria, mas em uma espécie de "tela cheia", sem exibir os elementos do navegador, com as barras de endereço, favoritos, botões e etc... Por isso anteriormente usei " " em conversão.É importante que você teste bastante a usabilidade do seu site no mobile, para que o usuário não tenha uma experiência ruim. Ficando preso em uma janela sem opção de "voltar", por exemplo.

A IDE dispõe de simuladores para visualizar o funcionamento do App. Você também pode instalar o aplicativo App Preview no seu dispositivo mobile, assim você pode subir as suas aplicações para os servers do Intel XDK e rodar diretamente no seu celular ou tablet. Tudo funcionando bem, você poderá fazer as builds da sua aplicação hibrída para iOS, Android e Windows Phone.