Utilizando Arduino "clone" no Mac

E outras placas que utilizam chip USB-Serial CH340G.

#arduino, #iot, #MacOS - 28 de julho de 2017

Há pouco tempo adquiri dois Kit’s de Arduino para fazer um projeto de pesquisa. Um deles em uma loja online de eletrônica e outro pelo Mercado Livre. O comprado na loja de eletrônica veio com um Arduino original, tudo direitinho. Já o do mercado livre, veio com um Arduino “clone”. Confesso que não foi nenhuma surpresa, pois já tinha consciência da grande variedade de Arduino paralelos no mercado. E como esse Kit que comprei pelo Mercado Livre foi bem mais barato, era de se esperar que não fosse um UNO vindo da Itália.

O que eu não esperava, era que ele não fosse reconhecido pelo meu computador (Mac com OS X 10.12 Sierra). Isso acontece porque ele utiliza um chip USB-Serial CH340G. Esse é um chip de baixo custo porém muito funcional, sendo amplamente utilizado em diversas placas de desenvolvimento. O problema em si, é que o driver desse chip não possuia assinatura criptográfica do fabricante, que é exigido pelo sistema operacional da maçã.

A solução fazer com que esse Arduino e outras placas que utilizem esse chip USB-Serial passem a funcionar no Mac é simples. Basta baixar e instalar o driver atualizado, que pode ser encontrado no site da WCH que é fabricante do chip, ou aqui no meu Google Drive (onde guardo uma cópia em caso do fabricante tirar a página do ar algum dia).

A instalação é simples e ao terminar ele pedirá para reiniciar o computador. Caso tenha problema para abrir o pacote de instalação, é provável que seu Mac esteja configurado para instalar somente programas da App Store. Para alterar isso vá em Preferências do sistema; Segurança e privacidade; Na aba geral, marque a opção Permitir Apps baixados da App Store e desenvolvedores identificados. Após instalar e reiniciar, o Arduino passa a ser reconhecido normalmente.